segunda-feira, 13 de abril de 2009

Traça Feliz.


Como eu li nalgum lugar: um livro fechado é como um amigo ao qual não damos ouvidos.
Adoro ler. Tenho minhas épocas. Algumas vezes leio como uma maníaca compulsiva, às vezes leio devagar, mas sempre to lendo alguma coisa. Principalmente depois que saí da escola; agora que não tenho mais aulas de literatura, não tenho mais história nem nada nem minimamente humano tenho lido com ainda maior freqüência.
As pessoas falam que brasileiro não lê nada, nunca, e falam isso com um tom pejorativo, como se fosse por preguiça ou algo que o valha. Mas pelo amor de Deus! Um bom livro custa 40 pratas! E toda vez que um acaba vem a vontade de ler outro e de onde vai sair mais 40 pratas pro próximo livro? Demora em média uma semana pra acabar um livro, não posso dispor de 160 pilas por mês só pra livros. Mesmo em sebos, livros bons são uns 20 paus. Ainda não posso fazer isso, minha mesada não cobriria os gastos...Infelizmente.
Tenho muita sorte de sempre ter o que ler. E acho que faz muita diferença na minha vida.
Comecei a emprestar alguns livros pra algumas amigas na faculdade e quando uma delas falou que eu quem a fez começar a gostar de ler fiquei realmente feliz e achei injusto com o resto do mundo que não lê porque não pode ou porque ainda não achou o tipo de livro adequado!
Então é com muito orgulho que apresento a biblioteca: “Traça Feliz!” Já que é pra alguém devorarem meus livros, que ao menos sejam pessoas.
Juntei alguns livros que estavam juntando poeira no escoteiro com os meus, com algumas doações de amiguinhas e eis que brota uma biblioteca. Uma parca biblioteca, admito, mas ela há de crescer! Mais amiguinhas podem querer contribuir, a gente sempre se surpreende com a gentileza alheia.
Dei a luz à Traça feliz lá na sede do grupo escoteiro, em Pendotiba onde muitas criancinhas, pré-aborrecentes e adultos vão poder usufruir dos livros ao invés das traças do meu armário.
Não sei se os jovens vão querer pegar livros pra ler, mas ao menos eles estarão lá à disposição.
(Algum dia monto também uma pinacoteca, mas esse projeto ainda vai demorar um bom bocado.)

7 comentários:

Unknown disse...

\o/
Tem uma pilha básica de livros aqui do lado pra ajudar =D

Ultimamente nem tenho lido nada, estou em contenção de despesas enquanto não me convocam pra trabalhar -.-

Tatiana Maria disse...

Ta aí, uma ótima ideia!

Concordo quando você diz que as pessoas colocam como se brasi~leiro não gostasse de ler por preguiça. Dificilmente você encontra um bom livro por um preço acessível, e muitos desses bons livros nem tem propaganda para mostrar que eles existem. Boa parte da propaganda é destinada a livros de auto-ajuda e estórias que não tem lá muita coisa para acrescentar. Infelizmente uns autores fazem uma mistura desses dois e classificam seus livros como de administração, o que me ofende bastante como uma estudante em vias de conclusão dessa graduação.
A ideia de montar uma biblioteca aberta a quem quiser, e for cuidadoso com os livros, é ótima. E me faz lembrar que tenho de tomar vergonha na cara e arrumar os meus livros que estão merecendo prateleiras novas! xD


Abraços!!

Ps: Você colocou algum cartaz na porta dos escoteiros para divulgar a biblioteca?!

=***

Ayres. disse...

Não sabia que já tinha escolhido nome! Temos que avisar ao povo que existe a biblioteca...

Lucia disse...

ótima idéia!!! adorei.

Taverna da Caveira Negra disse...

Projeto mais que interessante...
Creio que posso colaborar com alguns livros...
Se planejar direito acredito que pode ir bem longe com esse projeto em senhorita =)
Beijos

Anônimo disse...

Que legal você criar a terça feliz. Acho muito bom ler mais ainda não encontrei um tipo de livro adequado para mim, quando lei alguma coisa sempre tem um idiota que me critica pelo livro que leio e tal, acho isso ridiculo mas acontece muito.
Achei o seu blog em uma pesquisa na net e gostei muito, também tenho um passa lá se quiser, A senhorita é o nome, espero que goste!

Fabrício Sales disse...

Caramba Raíssa, idéia mais do que bacana. Fiz certa vez uma gincana e o itém básico era doação de livros. Deu certo. Acho que vc pode fazer um movimento no seu Bairro.
Muitas pessoas tem livros nas estantes pegando poeira.