sábado, 24 de janeiro de 2009

Exdrúxulo.


Tanto meu fotolog quanto meu blog, infelizmente, possuem dois tipos apenas de textos com quais eu os preencho: Textos de nenhuma relevância, abordados de forma palhaça e poética; ou cedo à minha personalidade bipolar e uso meu latifúndio virtual como desabafo de extrema felicidade ou tristeza.
No momento falta-me criatividade pra coisas divertidas do nipe dos meus textos de babaca-jornalismo, então apelo pro ‘querido diário’.
E como minha criatividade não esta chegando nem em níveis mínimos não é possível sequer produzir um texto completo.
Mas o poust será salvo pela presença simples e mágica de palavras que eu adoro!
Por exemplo: “cretino”, se falado no tom certo, é um xingamento que se hiperboliza sozinho! Um cretino bem pronunciado vale mais que 10 idiotas.
Outra muito boa é “fornida”. É uma versão melhorada de gostosa, gostosa é vulgar e ao meu ver incoerente, o fulano que chama uma estranha de gostosa ainda não provou a dita cuja pra afirmar se é ou não! Já fornida... É aquela sujeita cheia, não gorda, toda bem feita e quente, tipo forno mesmo. A palavra sozinha molha a ponta do dedo, encosta nela mesma, sai fumaça e faz tssssss.
Jagunço é outra que se auto-define. Escuto jagunço e dá medo, vejo um cara atarracado, com cara de quem chupou limão e uma peixeira na mão.
Agora também existem aquelas que são legais, mas não se parecem com seu significado, acho que elas são mais tristes, eu queria parecer com o que sou!
Por exemplo: “macambira” parece nome próprio, ela seria a irmã de Macabéia e de Macambúzio. Mas Macambira é uma planta, Macabéia é uma personagem de livro e macambúzio é aquele sujeito acabrunhado. Mas você tem que concordar comigo de que eles seriam uma família deveras feliz!
“Lipídio” também parece nome próprio, e nome de realeza, e não uma gordura xexelenta.
Também tem o “Kaô”, me lembra um pássaro. Se eu fechar os olhos vejo claramente um pássaro de grande envergadura planando longe no céu.
‘Vejam, é um magnífico kaô! – Eu diria.
Oh! Mas eu achava que eles estavam extintos...- Responderiam’
E mais! Os professores tentaram nos ensinar que existe classe de palavra, mas na verdade existe mesmo é palavra de classe. “Lânguida” e “Sílfide” tem classe, são posudas e empertigadas. Agora e “tilanga” e “silfo”? Tilanga é um peixe pequeno e gordo, mas parece um xingamento. E silfo e o masculino de sílfide e enquanto sílfide voa e dança feito uma bailarina silfo parece um peido. “Mamãe, o Toninho bem soltou um silfo – diz Marianinha se rindo com a mão na boca”.

6 comentários:

Ayres. disse...

Parece que alguém tem lido o Gordinho Veríssimo! Mas ainda assim ficou bem legal.
=]

Tatiana Maria disse...

Me diverti muito ao ler isso!
Se não é criatividade, o que será, então?!

=]

Fabrício Sales disse...

Olá Raíssa, vc tem um belissimo blog. Estarei colocando na lista dos meus favoritos. Lá no http://responsavelporaquiloquecativas.blogspot.com/

Grande abraço!!!

Tatiana Maria disse...

à propósito! A nova foto é linda!

xD

=***

Ela disse...

Se assim falta, imagina se sobrasse imaginação!

Fabiano Barreto disse...

Se um texto "desalinhado" é capaz de gerar tantas gargalhadas, imagino um mais ambicioso?

Muito bacana!