domingo, 24 de maio de 2009

Fisiologia Sensorial.


Em fisiologia as modalidades do sistema de percepção são seis: visão, audição, paladar, olfato, somestesia (dor, tato, temperatura e propriocepção -reconhecimento espacial do corpo) e equilíbrio.

Os estímulos externos são percebidos por receptores distintos e poucas são as coisas que conseguem ativar todos ao mesmo tempo. Uma comida, por exemplo, se for gostosa, cheirosa, quentinha e bonita ativa quase todos os sentidos, mas não todos.

A única coisa que consegue mexer com toda minha fisiologia sensorial é uma paixão. Sempre amo com todos os sentidos, amo por todos os poros, pelos olhos, boca, nariz e orelhas, meu cérebro pira, tudo funciona e me sinto viva.

Tem quem lembre do outro com uma música, ou um cheiro, ou uma frase. Eu sinto o outro pelo toque, pelo cheiro, aparência, voz, gosto, tudo, tudo me remete ao objeto de desejo.

Cada uma e todas as coisas falam. Um cheiro no cangote; o perfume que inebria; o beijo que tira o fôlego; o abraço que acelera o coração; o cheiro do outro me remete a lembranças; se fecho os olhos é a imagem dele que vejo; quando me distraio é nele que penso; não imagino mais a Raíssa, quando me vejo o meu corpo sempre é continuado pelo dele; quando me toca, meu corpo estremece e perco o foco; a imagem dele me leva longe.

Fatalmente meus sentidos tornam-se mais acurados quando estou apaixonada. Parece que existo melhor quando estou amando. Funciono em melhor rotação.

Quando amo meu corpo inteiro se torna um único órgão receptor e tudo o que vem do outro representa o estímulo necessário pra ser repassado ao encéfalo e interpretado como simples e incondicional amor e desejo.

2 comentários:

Raíssa Bernardes disse...

Todo mundo nasce sozinho, mas ninguém quer morrer assim. Tem quem lide melhor com a solidão e definitivamente eu não sou uma dessas pessoas. Detesto estar só. Mas detesto ainda mais estar com quem não está inteiramente comigo. Gosto de amores, não de paixões. Já amei sem me apaixonar e também já me apaixonei sem amar, não funciona.

Mota disse...

É por ai mesmo eu acredito. Amar com todos os sentidos, imagino que seja o melhor jeito de faze-lo. Mas é dificil que duas pessoas se amem em igual proporção. Ou de igual modo. E se você me permite: Nos morremos sozinhos também, o que não queremos é ficar sozinhos entre o nascer e o morrer.

Belo post, bem romantico, apesar o cerebro humano e do titulo =)

PS: Sou so eu ou o casal ali ta tenso demais?