sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ócio.


Cara, o que fazer quando se passa só pro segundo semestre da faculdade?

Se eu fizer uma pergunta do tipo: “o que você faz no seu tempo vago?” Todo mundo vai vir rapidinho com uma resposta, que muito provavelmente vai envolver livros, filmes, amigos e música. Acho que existe uma resposta universal à essa pergunta, nunca ninguém responde nada diferente. As maiores variações possíveis são de leio um livro escutando música para escuto música lendo um livro. Diante dessa pergunta também todos se tornam instantaneamente cool. Ninguém assume que passa o dia dormindo e vendo porcaria na tv ou fazendo nada de útil na Internet.

Eu já tentei de tudo.

Acordei tarde, acordei cedo, passei o dia todo sem fazer nada só cochilando.

Vendo, revendo filmes e me emocionando nas mesmas falas, fazendo o mesmo “Oh!” nas mesmas cenas, em todas as dez ou doze vezes que eu vejo cada filme que gosto.

Já li livros, são os livros que me prendem por mais tempo, porque sempre que está perto do fim eu enrolo pra não acabar.

Vi novelas, esse acho que foi o momento mais crítico das minhas férias. Porque eu fui ver as novelas que via quando era criança, ou seja: novela mexicana. Por alguns instantes foi legal, nostálgico até. Mas depois...Deus que lixo! Como eu via aquilo? Foi uma decepção ver que a novela que eu tanto gostava é na verdade medíocre e muito ridícula. Chiquititas, o Privilégio de amar, a Usurpadora. Cara, a Raíssa de 10 anos perdeu muitos pontos no meu conceito.

Tentei fazer exercícios físicos também, mas por conta própria. Nos primeiros dias até que prestou, corri na praia por uma semana, depois choveu e eu desisti. Por isso que estou cada dia mais mulherzinha reclamando do meu corpo.

Fora minha crise de Cinderela. Que eu procurei o que limpar e arrumar nessa casa. Fui arrumar o quarto e tirar coisas inúteis no momento mas talvez não no futuro, o que me fez tirar coisas de um lugar e ter que acabar recolocando-as, só que agora com a sensação de que tenho muito entulho. Mas pro desespero da mamãe não foi muito duradoura.

O melhor momento de combate ao ócio foi viajar pro nordeste. Viajem maravilhosa.

Tiveram também momentos de reflexão profunda, em que não cheguei a nenhuma conclusão útil.

2 comentários:

Ayres. disse...

Ainda bem que não sou a única em ócio constante. Me dá uma sensação de inutilidade, cara.
Mas que bom que vc viajou!Eu tô querendo isso desde que virei o ano e tá difícil!
É isso aí...
Beeeeeeeeeeeeijos!

Ela disse...

Que saudades desse meu tempo de ócio!
Aproveitem, pq esse momento é único na vida.
Lembro que nesses meses de ócio que antecedem a faculdade eu namorei, malhei e até arrumei um emprego de secretária pra ter um dindim. A parte do dindim não funcionou muito bem pq atrasaram meu primeiro salário e o segundo nem pagaram e eu pulei fora.
Mas valeu pela experiencia.
Hoje eu adoraria ter um pouquinho desse tempo livre de vcs!