terça-feira, 19 de maio de 2015

Grande jogo escoteiro 2015.

O grande jogo já foi muitas coisas; Técnico, conhecimentos gerais, social, ... Padrão ouro já foi sinônimo de conhecimento e perícia técnica dos jovens e seus chefes. Hoje acho que os padrões não significam muito em termos de escotismo.
Na verdade basta ter o mínimo de conhecimentos gerais, organização e entrosamento entre os componentes da patrulha e já está garantido o padrão. E digo o mínimo porque a avaliação nivela os jovens por baixo.
Então, no fim das contas, vários fatores influenciam; escola, educação, situação financeira, experiências de vida...
Classificaria essa atividade como medidor do espírito e entrosamento da patrulha, atividade de confraternização e de conhecimentos gerais. 
Entendo que o perfil dos jovens venha mudando e que o escotismo tenha que se adaptar. Talvez seja por isso tal mudança no perfil da atividade.
Adoro interagir com os jovens do meu ramo e ficar em base. É sempre uma boa oportunidade para avaliar o meu trabalho com os meia meninos e de quebra rever amigos.
Não significa que merecer padrão seja indiferente. É ótimo. Significa que os meninos são inteligentes, sagazes e interagem bem uns com os outros. Não necessariamente que são bons tecnicamente.

Nenhum comentário: