quarta-feira, 10 de junho de 2015

Impressões: Lisboa;

Então, cheguei em Portugal.
Lisboa é linda. Parece outro mundo. Tudo é limpo, não se acha lixo na rua. Rios e praias não têm um papel de bala boiando. Todos os telhados são cor de terracota, visto de cima fica bem bonito. As fachadas dos prédios e casas são muito bem preservadas.
Doces são divinos. No supermercado têm tudo e mais um pouco. E é estranho ver tudo custando 1,pouco€!
As pessoas são educadas, mas não receptivas e calorosas, muito pelo contrário, são secas e distantes. Nem reconhecem senso de humor. São muito civilizados.
São lindos, 90% deles. São altos! Quase todos os homens usam barba.
Não vi 5 gordos em 5 dias. Todos elegantes e finos. Alguns literalmente finos. Sem uma curva. As velhinhas bicentenárias saem de cabelos pintados, a maioria de vermelho, maquiadas e elegantes. Não importa com o quê, os mais jovens usam tênis.
Todos estão sempre sozinhos. Não se escuta conversa nos ônibus. Não tem criança em parte alguma! Só velhos.
Tem muito gringo por todos os lados. Nunca vi tanto ruivo no mesmo dia. Na verdade nunca tinha visto tanto ruivo na vida.
Não vi, assaltos, trombadinhas, moradores de rua, nem nada parecido. Aqui tudo soa muito pacífico. 
Tem muito espaço vazio, ainda não vi um lugar super-lotado. A não ser, é claro, pontos turísticos cheios de turistas.
O mundo fuma demais aqui!
Tudo tem história. O velho continente faz jus ao nome. Faz o Brasil parecer um bebê. Um parece o filhotinho mal-criado do outro.
Haja a ladeira... Minhas panturrilhas ainda não se acostumaram. Meus lábios racharam, meu nariz sangra e minha pele está seca.
O vinho é bom mesmo. E barato. Adoro poder beber água da torneira.
Vou pra qualquer lugar em vinte minutos; não que seja tudo perto, não é, mas não tem trânsito! As estradas são fenomenais. E também não tem buracos nas pistas. Me deu até vontade de dirigir. Só tem sinal nos grandes centros, no resto é só você atravessar na faixa que os carros param. Não vi um guarda de trânsito. Todo mundo aqui corre muito; 80km/h é a velocidade do lerdo. Ninguém buzina. São muito corteses no transito. 
Tem parques, jardins, bosques e áreas verdes em todo canto, não se caminha 10m sem achar um bosque. Escoteiros devem ser felizes aqui. Orientastes também. Sei que têm muito dos dois tipos aqui. 
Não tem camelôs aqui. No máximo umas ciganas vendendo lenços e pseudo-pandoras.
Na praia venta muito e a água é estupidamente fria.

Nenhum comentário: