domingo, 19 de abril de 2015

Sobre tristeza

Ser feliz é treino, é sorte, é vontade, é tudo junto. O mundo é belo. Tudo que existe no mundo está aí pra nos fazer felizes. A esperança, até hoje aprisionada dentro da caixa de Pandora, nos mantém crente e forte pra trabalhar por um futuro bom.
Porém existem momentos em que tudo dá errado junto, de uma só vez, e aí a tal esperança fraqueja nessa hora enxergar um futuro bonito e feliz fica mais difícil. 
Em geral existem válvulas de escape que nos ajudam a lidar com as intempéries, fazendo tudo não passar de uma turbulência no meio do voo.
Mas outas vezes tudo dá tão errado de forma tão contundente que parece que você está caindo em queda livre sem nada pra te amparar; as válvulas de escape já não são boas o bastante pra você relaxar e enxergar uma solução. E você não quer mais escutar música, e nem dançar, e evita sair porque está aturdida demais consigo mesma pra se entregar plenamente num convívio social, e é difícil conter as lágrimas porque qualquer coisa te remete aos seus problemas.
Pra minha sorte essas tempestades emocionais são pouco frequentes; contudo, quando acontecem não sei bem o que fazer. Então eu me entrego, sinto tudo se rasgando dentro do meu peito, me afogo em sofrimento e choro até ficar física e emocionalmente cansada. Daí antes da segunda onda de tristeza voltar pra me atormentar é a hora de agir pra fazerem as coisas fluírem melhor.
Cada um lida com a própria dor do seu jeito. E todos temos o direito de estar tristes e introspectivos. Porém, como via de regra o mundo não está disposto a lidar com a tristeza alheia. Não sei se ele sequer sabe interpretar o que é tristeza. Lidar com alguém triste significa abrir mão dos próprios sentimentos e se interessar em restaurar os do outro e em geral as pessoas não são tão solícitas e sensíveis a esse ponto. "Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho" (Oldboy). Perceber que isso está mais próximo da realidade do que da ficção só agrega mais tristeza ao montante.
Hoje estou triste e não tenho outra forma de melhorar de lidar com isso que não sentindo dor.
Então, desculpe-me por não sorrir, ser seca, pessimista, monossilábica, pouco carinhosa e divertida.

Nenhum comentário: